Seis pessoas são conduzidas pela PF por derramamento de ‘santinhos’ em Rio Branco

Até o início da tarde deste domingo, 15, seis pessoas (dois homens e quatro menores) haviam sido conduzidas pela Polícia Federal até delegacia na capital acreano acusados de jogar ‘santinhos eleitorais’ nas ruas. O ato se configura crime e o flagrante ocorreu em meio à “Operação Voo da Madrugada”.

Os dois maiores de idade conduzidos em Rio Branco também foram autuados pelo crime de corrupção de menores, já que estavam com os quatro adolescentes flagrados. A operação intensifica a fiscalização nas proximidades dos colégios eleitorais.

Na região do Alto Acre, a Polícia Federal conduziu 10 pessoas à delegacia de Epitaciolândia pelo mesmo motivo. Dentre os envolvidos estavam candidatos a vereador em Epitaciolândia/AC, pelo Partido Social Cristão (PSC), e candidato a vereador em Brasiléia/AC, pelo Partido SOLIDARIEDADE.

Segundo a polícia, a maior parte das ocorrências tem sido boca de urna e compra de votos. A prática de jogar santinhos nas ruas às vésperas das eleições é crime eleitoral (art. 39, §5°, II da Lei 9.504/97), e pode configurar crime ambiental art. 54 da Lei 9.605/98).

Compartilhar