Apontada como uma das causas para o aumento da infecção pelo novo coronavírus no Acre, as eleições 2020 chegam ao final neste domingo, 29.
As aglomerações, promovidas pelas caminhadas, adesivaços e bandeiraços de seus candidatos e cabos eleitorais durante o primeiro turno do pleito eleitoral, foram bem mais intensas. Como os primeiros sintomas só se manifestam em média 5 dias após a transmissão, o ac24horas fez uma conta.
No período entre os dois turnos da eleição, sem contabilizar ainda os números deste sábado e domingo, o aumento da doença é assustador.
Em 16 de novembro, um dia após a realização do 1º turno, o Acre registrava 33.295 pessoas infectadas. De acordo como boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre), nesta sexta-feira, 27, ou seja, 11 dias depois, o número total de casos chega a 2.461.
O crescimento aponta para uma média diária de novos casos neste período de 223,72 pessoas infectadas por dia. Um crescimento de mais de 185%, já que outubro fechou com média de 78,3 pessoas infectadas por dia.
Apesar do aumento de casos, o aumento nas mortes pela pandemia foi bem menor. Nos últimos 11 dias, de acordo com as informações oficiais da Sesacre, 14 pessoas morreram vítima da Covid-19. O número representa um índice de 1,27 mortes diárias.