Rússia é banida de competições internacionais por dois anos

O Tribunal Arbitral do Esporte (CAS) decidiu nesta quinta-feira que a Rússia está proibida de participar das principais competições internacionais pelos próximos dois anos. Com isto, o país não poderá enviar atletas aos Jogos Olímpicos de Tóquio, que tem previsão para acontecer em julho de 2021, e também será excluído do Copa do Mundo de 2022, no Qatar, e dos Jogos de Inverno, em Pequim.

“O painel do CAS determinou por unanimidade que a RUSADA (Agência de Antidoping da Rússia) não está em conformidade com o Código Anti-Doping Mundial (WADC) em conexão com sua falha em obter a entrega dos dados subjacentes para a WADA”, informou o tribunal.

A Rússia foi proibida de usar seu nome, bandeira e hino nas competições, mas os atletas e times russos ainda poderão competir desvinculados dos símbolos do país se não estiverem envolvidos em casos doping.

A punição, no entanto, é menor do que a exclusão por quatro anos proposta pela Agência Mundial Antidoping.

A decisão histórica é um duro golpe para o esporte russo, que foi manchado nos últimos anos por uma série de escândalos de doping.

A determinação do CAS também bloqueou a Rússia de se candidatar para sediar grandes eventos esportivos por dois anos. Todas as sanções terminarão em 16 de dezembro de 2022.

Fonte: O Globo

Compartilhar