Socorro Neri homenageia Gladson Cameli na entrega de Comenda Volta da Empreza

A prefeita Socorro Neri realizou na noite desta segunda-feira, 28, um dos seus últimos atos como gestora da capital acreana antes de entregar o cargo ao prefeito eleito, Tião Bocalom, no próximo dia 1° de janeiro. No dia que Rio Branco completa 138 anos, o auditório da Uninorte foi o palco para a entrega da Comenda Volta da Empreza, a mais alta honraria do município.

Socorro Neri compôs o dispositivo de honra ao lado do governador Gladson Cameli, o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Cristovão Messias, Márcio Oliveira, chefe da Casa Civil, o presidente da Fundação Garibaldi Brasil, Sérgio de Carvalho, e a procuradora-geral Raquel Eline Albuquerque.

A Comenda Volta da Empreza é dividida em três categorias: Grau Fundador, que tem como patrono Neutel Maia fundador do Seringal Volta da Empreza, na centenária Gameleira; Grau Comandante, cujo patrono coronel Plácido de Castro que combateu e venceu o exército boliviano expulsando-os das terras acreanas durante a Revolução Acreana; e o Grau Chanceler Barão do Rio Branco, que negociou o Tratado de Petrópolis que tornou o Acre um Estado brasileiro e deu nome a capital acreana.

Os primeiros homenageados a receber a Comenda no Grau Fundador foram Marília Bonfim, pedagoga, atriz, que em 2021 completa 30 anos de teatro, se notabilizou por fazer parte do Grupo do Palhaço Tenorino, o mais famoso grupo de teatro do Acre. O outro  homenageado foi Aldenor Souza, também nascido em Cruzeiro do Sul, aos 78 anos é mestre da Marujada, uma das principais expressões culturais do Acre. Trouxe sua arte para a capital acreana há mais de 6 décadas. Em suas palavras, Aldenor fez questão de lembrar com orgulho que criou 12 filhos cortando seringa e ainda mostrou toda sua vitalidade ao cantar à capela. Arrancou risos da plateia ao dizer que conheceu Gladson ainda menino com coqueluche em Cruzeiro do Sul.

Na sequência, os homenageados foram no Grau Comandante. O primeiro foi o médico Osvaldo Leal, que já ocupou os cargos de secretário estadual e municipal de saúde. O profissional é reconhecido pela sua competência e atualmente exerce o cargo de coordenador do comitê de enfrentamento à Covid-19. A outra homenageada na mesma categoria foi Maria Kalil. A empresária que chegou ao  Acre em 1972 se tornou uma referência no ramo da alimentação. Seus restaurantes, como o La Nonna, sempre foram sinônimos de boa comida. Apesar de presente à cerimônia, quem falou por dona Maria foi o filho, Pascal Kalil, ex-vereador e hoje procurador de Rio Branco.

Os últimos homenageados na categoria Grau Chanceler foram duas personalidades nascidas no Acre. O primeiro e justo homenageado foi o infectologista Thor Dantas, que, apesar de ainda jovem, é uma referência como médico. Em tempos de pandemia, Thor tem sido uma fonte confiável de informação sobre os cuidados necessários. Durante a cerimônia, foi lembrado que o médico contraiu a Covid-19, ficou com a saúde abalada e chegou a correr risco de vida. 

A última homenageada foi Madrinha Peregrina, viúva do Irineu Serra, ou simplesmente Mestre Irineu, fundador do Santo Daime no Acre. Foi lembrada a trajetória da mulher que se tornou respeitada pelo trabalho e pela ajuda aos mais necessitados. O jornalista Toinho Alves, que representou Madrinha Peregrina na cerimônia, lembrou que o espírito empreendedor e de cuidado com as pessoas se reflete no Alto Santo, comunidade onde vive e lidera.

Mostrando que a aliança que surgiu no combate à pandemia e passou pela campanha eleitoral,  permanece firme e forte, Socorro Neri homenageou o governador Gladson Cameli horas depois de ser convidada para compor a equipe de governo em 2021. Em um vídeo produzido pela prefeitura, ela rasgou elogios à Cameli e teve como principal convidada a tia, Beatriz Cameli, viúva do ex-governador Orleir Cameli.

Visivelmente emocionado, Gladson agradeceu e contou os momentos difíceis na pandemia. Lembrou de quando não pôde visitar a avó paterna que acabou falecendo em maio deste ano. “Ninguém faz nada sozinho. Eu lembro que quando cheguei para visitar a minha avó e não consegui, comecei a ter a noção do quanto grave era essa pandemia. Na mesma hora, decidi voltar para casa para cuidar da população do Acre”, disse Cameli.

Socorro Neri, em seu discurso, voltou a enaltecer Gladson. “O senhor decidiu salvar vidas. Decidiu caminhar ao lado da ciência. Rio Branco lhe agradece pelas vidas que o senhor salvou. Essa Comenda representa a força e a resiliência de homens e mulheres que nos dão seguidas lições de vida”, disse. 

 

Compartilhar