Com o crescente número de casos de dengue, acompanhado dos casos da Covid-19, em toda a regional do Alto Acre e em Cobija-Bolívia, a prefeitura de Brasiléia articulou junto ao governo do Acre e ao Ministério da Saúde (MS), a vinda de veículos com o fumacê para realizar a dedetização nos bairros da cidade.
O fumacê é uma estratégia encontrada pelo governo para controlar as populações de mosquitos, e consiste em passar um carro que emite uma “nuvem” de fumaça com baixas doses de um agrotóxico que elimina a maior parte dos mosquitos adultos presentes na região. Esta é uma técnica muito utilizada durante os períodos de epidemia para eliminar mosquitos e evitar a transmissão de doenças como a dengue, zika ou a chikungunya.
O cronograma de dedetização da cidade foi elaborado conforme o levantamento realizado pelo setor de endemias que identificaram os bairros com os maiores índices da doença na cidade.
O secretário municipal de saúde, Joãozinho Melo, falou a respeito da parceria e da ação realizada durante os três dias. “Essa é uma atividade que já vem sendo articulada desde de fevereiro, quando foi realizada uma reunião no Centro Cultural com representantes do MS e da Sesacre e os prefeitos do Alto Acre. Foram 3 dias de fumacê em 10 bairros de Brasiléia, iniciando os trabalhos às 4h da manhã parando às 8hr e retornando no período da tarde às 16hr seguindo até a noite”, falou Joãozinho Melo.
Após o período de duas semanas, a equipe retorna ao município para fazer o segundo ciclo de combate ao mosquito e assim diminuir os casos na regional. A operação é realizada simultaneamente com outras cidades vizinhas do Alto Acre, e visa baixar o máximo o número de casos da doença.