Rio Branco vai ter uma nova ponte interligando o 1º e 2º Distrito. O governo do Acre realiza no próximo dia 27 deste mês, a abertura das propostas das empresas que vão participar da licitação da obra.
A principal justificativa para a construção da nova parte é a implantação do sistema viário que permitirá conectar o segundo Terminal de Integração localizado na Baixada da Sobral ao Terminal Central da cidade, reduzindo sobremaneira o tempo de percurso dos ônibus urbanos, que atualmente se utilizam de vias que apresentam saturação no volume de tráfego durante os horários de pico.
A ponte vai ter cerca de extensão aproximada de 315 metros, contendo acostamentos, elementos separadores de pista e pistas com duas faixas de para cada sentido (mão dupla).
Além da obra da ponte em si, a licitação envolve a duplicação de algumas ruas e o ordenamento do trânsito que muda com o aumento do fluxo de veículos. No bairro XV a cabeceira da ponte será na rua Nossa Senhora da Conceição, que vai ser duplicada em cerca de 185 metros. Já no bairro Aeroporto Velho, a cabeceira vai ficar na rua Ara, que vai ser duplicada em 430 metros. No bairro do XV, o ordenamento no trânsito vai envolver as ruas Boulevard Augusto Monteiro, Nossa Senhora da Conceição, Dezessete de Outubro, Nossa Senhora das Crianças e Travessa Honório Alves.
A partir da assinatura da ordem de serviço, o prazo de execução da nova ponte sobre o Rio Acre é de 4 meses.
A nova ponte sobre o Rio Acre faz parte de um programa de obras de cerca de R$ 585 milhões que envolve ainda a construção do Trevo da Corrente e a Orla de Rio Branco.