Agricultura e abastecimento podem sofrer com previsão de seca severa do Rio Acre

O baixo nível do Rio Acre nesta época do ano acendeu um alerta preocupante aos órgãos que compõem a Defesa Civil municipal na capital acreana. Ao ac24horas, o coordenador Major Cláudio Falcão informou nesta segunda-feira, 5, que a marca de 2,44 metros medidos no manancial no início desta semana está bem abaixo do esperado para o período.

Se continuar com este nível e seguir diminuindo, a previsão é de seca severa em 2021. “Isso é uma preocupação da Defesa Civil. Estamos em estado de atenção e logo, logo entraremos em estado de alerta em relação ao nível do rio”, disse Falcão. Segundo ele, o problema é que uma baixa lâmina d’água no manancial significa que a cidade ou até o estado possam sofrer graves consequências.

“O rio é o termômetro de toda a situação que o estado e o município passm. Se está com nível muito baixo e pouco índice de chuva, como estamos desde o mês de maio, significa dizer que a agricultura vai sofrer”, explica. As represas que abastecem a agricultura e impulsionam a criação de gado são uma das primeiras a sentirem o impacto negativo de uma seca severa.

Aliado a isso, há ainda o risco de falta de abastecimento na capital e em outros municípios. “As vilas fora do perímetro urbano também sofrem com desabastecimento de água. Essa é uma ação da Defesa Civil para os próximos dias”, destaca o Major.

Por enquanto, os órgãos de controle atuam em atenção máxima também no combate de queimadas e incêndios urbanos, que devem começar a ficar mais constantes no período de estiagem. “E aí tudo fica propício para termos um desastre em relação à parte hídrica”, conclui.

Compartilhar