Acre segue em baixa com taxa de 24% em leitos de UTI Covid-19

Hospital Sancta Maggiore Credito: Yan Boechat

O boletim Infogripe, do Instituto Fiocruz, publicado desta quarta-feira, 14, mostra que o Acre continua apresentando queda em relação ao número de casos e de internações em leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) destinados para atendimentos da covid-19.

Segundo o boletim, o Estado do Acre saiu de 26% para 24%, durante o período analisado de 4 a 10 de julho. Outro fator interessante é que pela primeira vez em 8 meses, UTI de Covid tem taxa de ocupação abaixo de 90% em todos os estados, aponta o instituto Fiocruz

Para os pesquisadores, a redução é reflexo da nova fase da epidemia no país. Com a vacinação, o número de óbitos e internações diminuiu entre os grupos de risco ou grupos prioritários, como os idosos e portadores de doenças crônicas.

O número de casos e de óbitos vem caindo há três semanas em cerca de 2% ao dia, mas ainda segue em patamar alto. A taxa de letalidade está em torno de 3%, percentual considerado elevado.

Em termos gerais, segundo a análise, os dados continuam ratificando a tendência de melhora na situação da Covid-19 no país, em consonância com os indicadores de incidência e mortalidade.

“Porém, é importante destacar que as vacinas disponíveis apresentam limites em relação ao bloqueio da transmissão do vírus, que continua circulando com intensidade. As vacinas são especialmente efetivas na prevenção de casos graves. A preocupação com a possibilidade de surgimento de variantes com potencial de reduzir a efetividade das vacinas disponíveis é pertinente e não pode ser perdida de vista”, destacam os pesquisadores.

Compartilhar