Tendência de crescimento de síndromes gripais no Acre chama atenção da Fiocruz

A nova edição do Boletim InfoGripe da Fiocruz, divulgada na quarta-feira (21) informa que apenas 2 dos 27 Estados apresentam sinal de aumento do número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) na semana epidemiológica 28, que compreende o período de 11 a 17 de julho: Acre e Amazonas.

Além disso, os dados desta última edição mostram que apenas 5 das 27 capitais apresentam sinal de crescimento das tendências de longo e curto prazo. São elas: Macapá, Porto Alegre, Rio Branco, Rio de Janeiro e Vitória.

Em outras 15 capitais observa-se sinal de queda na tendência de longo prazo. Assim como é o caso de alguns estados, 5 capitais registraram sinal de estabilização nas tendências de longo e curto prazo, indicando interrupção da tendência de queda ou manutenção de platô: Plano Piloto de Brasília e arredores, Campo Grande, Florianópolis, Goiânia e Manaus. O boletim destaca que este cenário sugere possível manutenção do número de hospitalizações e óbitos em alto patamar, caso medidas preventivas não sejam adotadas.

O novo boletim da Fiocruz pode ser acessado em: https://agencia.fiocruz.br/sites/agencia.fiocruz.br/files/u35/resumo_infogripe_2021_28.pdf