Policiais Civis da Delegacia de Repressão a Ações Criminosas Organizadas (DRACO), deflagraram na manhã desta quinta-feira, 05, a 1ª fase da Operação Asfixia, e cumpriu 9 mandados em diversos pontos de Rio Branco e nas cidades de Porto Velho, Cujubim e Ariquemes, em Rondônia.
A ação contou com o apoio de policiais de outras unidades além da Polícia Civil de Rondônia, e decorre de investigação sobre a atuação de determinada facção criminosa com ramificações no Acre e Rondônia.
Durante o cumprimento dos mandados, foi preso em flagrante P.R.L, de 22 anos, sendo encontrado com maconha, cocaína e um pequeno laboratório onde a droga era misturada, secada, pesada e embalada para comercialização, material para embalagem, balança de precisão e cultivo em um jarro com a planta da espécie cannabis sativa (maconha), além de dois veículos foram sequestrados, um Renault Fluence e um Wolksvagem Golf.
Foram cumpridas ordens de sequestro de dois veículos, além de documentos para prosseguimento da investigação.
O nome da operação “Asfixia” tem como significado a dificuldade ou impossibilidade de respirar, que pode levar à anóxia; pode ser causada por estrangulamento, afogamento, inalação de gases tóxicos, obstruções mecânicas ou infecciosas das vias aéreas superiores etc. Dessa forma, a Polícia Civil trabalha como objetivo de coibir as ações criminosas como forma de asfixiar o crime organizado.
O delegado Felipe Martins, titular da DRACO, agradeceu o empenho de todos e afirmou que a investigação continua e outras fases da operação “Asfixia” serão deflagradas em breve.
Ascom/Policia Civil do Acre