Indígenas fecham estrada na Capital contra o Marco Temporal

Um grupo de indígenas interditam na manhã desta quarta-feira, 1° de setembro, o trecho situado no km 133 da BR-364, em frente ao estádio Florestão, na capital acreana, como parte do manifesto nacional contra a votação que ocorre hoje no Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília.

Em Rio Branco, a previsão para a liberação do tráfego neste local é somente por volta das 12 horas. Além da capital ocorrem protestos de indígenas também no interior do Acre, como Tarauacá e Cruzeiro do Sul. Equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) se encontram nos pontos de manifestação.

Na estrada da Floresta, há fila de veículos parados por conta do protesto, que reivindica a posse de terras em áreas indígenas. “Estamos aqui pelo nosso direito e pelo direito de todos. Respeitem nosso território”, diz o grupo por alto-falantes durante o manifesto.

A votação do Marco temporal é em relação às terras indígenas. A discussão é em torno da possibilidade legal de desapropriar áreas ocupadas por povos originários após a promulgação da Constituição Federal de 1988.

Veja o vídeo:

play-sharp-fill
Compartilhar