O Ministério da Economia divulgou neste fim de outubro os editais para a contratação de empresas nas capitais que ainda não tinham o serviço de transporte administrativo – o TáxiGov. São elas: Rio Branco, Palmas, Boa Vista e Macapá. Ao todo, serão atendidos 13 mil servidores.
Para a secretária-adjunta de Gestão da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do ME, Elise Gonçalves, é importante ressaltar que esse modelo de transporte administrativo pode ser utilizado por órgãos estaduais e municipais e, também, por outros poderes. “Um dos exemplos bem-sucedidos da parceria na área de transporte entre governo federal, estadual e prefeituras é o caso de Minas Gerais, em que o TáxiGov está disponível desde junho de 2021 para todas as secretarias do Estado e para a Prefeitura de Belo Horizonte”, disse.
Até o momento, o TáxiGov está presente em 212 órgãos e entidades. A implantação do programa já gerou uma economia de mais de R$ 32 milhões e possibilitou o leilão de 137 veículos, que deixaram de ser utilizados pelos órgãos da Administração Pública. A venda desses carros resultou numa arrecadação de R$ 1,9 milhão. A partir dessa iniciativa, também houve a digitalização do serviço de transporte administrativo na Administração Pública, resultando em uma redução de 22% no tempo médio de atendimento.
A licitação visa à contratação de serviços de táxi ou de transporte individual de passageiros, ou prestação de serviço de transporte por locação de veículos, com área de atuação nas capitais mencionadas e regiões metropolitanas. Os contratos terão duração de 12 meses, podendo ser renovado por até 60 meses, e determinam que os carros tenham quatro portas, ar-condicionado e monitoramento via aplicativo com GPS.
Veja os editais https://www.gov.br/economia/pt-br/acesso-a-informacao/licitacoes-e-contratos/licitacoes/pregoes/2021