Em agenda na fábrica da Mercedes-Benz em Mannheim, na Alemanha, o prefeito Tião Bocalom (Progressistas) garantiu que Río Branco poderá adquirir 10 ônibus elétricos para compor a frota de veículos coletivos já a partir do segundo semestre do ano que vem.
Na ocasião, Bocalom se mostrou satisfeito com o conceito de qualidade aliada à sustentabilidade. Na opinião do gestor, os veículos devem diminuir as emissões de resíduos poluentes na atmosfera – sendo um dos compromissos firmados pelo governo brasileiro brasileiro na conferência da COP 26, na Escócia.
“Nós viemos conhecer as tecnologias da Mercedes-Benz e vimos que a fábrica já desenvolveu aqui na Alemanha, para a Europa, o veículo correto. Desde 2019, já tem ônibus da Mercedes rodando nas cidades alemãs. Só este ano foram produzidos 500 veículos e a previsão para o ano que vem é de 800. O ônibus brasileiro está sendo desenvolvido adaptado às condições brasileiras. E estamos satisfeitos com o que vimos aqui. O negócio é bom e Rio Branco vai entrar na modernidade, até o fim do ano que vem vamos ter adquirido ao menos 10 veículos circulando na cidade”, declarou.
O chefe do executivo municipal destacou que o objetivo é que até o fim do mandato, Rio Branco tenha 50% da frota de transporte público elétrico gerenciada pela prefeitura.