Parque de Exposições começa a ser preparado para abrigar alagados

O Coordenador Municipal da Defesa Civil, Major Cláudio Falcão, declarou ao ac24horas na manhã desta quinta-feira, 23, que a cidade de Rio Branco poderá sofrer uma enchente ainda em 2021. O manancial registra 11,02 metros e está a três metros da cota de transbordo, que é de 14 m.

Falcão disse que o aumento constante do nível do Rio Acre, que registra nos últimos dias uma crescente de 50 a 70 centímetros diários, é um dos agravantes que colabora para uma alagação precoce. “Nós estamos em alerta, não descartamos que esse ano podemos ter aumento de nível com transbordamento do rio, esperamos que não ocorra esse ano”, declarou.

O militar destacou que a situação vem se agravando também devido às recentes chuvas, segundo ele, para o mês de dezembro eram esperados 262 milímetros e nestes primeiros dias do mês, o estado já se aproxima de 460, quase o dobro previsto. Somente nas últimas 24 horas, choveu 13,50 mm.

Plano de contingência

Devido ao cenário de uma iminente cheia, a Defesa Civil já está colocando o plano de contingência em ação, na manhã de hoje, a equipe da zeladoria da capital já realiza a limpeza do Parque de Exposições para a construção de abrigos com objetivo de socorrer os desabrigados. “Estamos fazendo a limpeza para logo em sequência construir os abrigos. Aos 10 metros, a gente faz limpeza e aos 12 m do Rio, começamos a construção de 50 abrigos, depois dobramos, se necessário”, explicou.

A prefeitura informou que o prefeito Tião Bocalom realizou a visita ao bairro Airton Sena, o primeiro atingido pelo aumento do manancial.

Compartilhar