Governo cede 19 funcionários públicos de uma só vez ao Tribunal de Contas do Estado

Uma das críticas a administração pública e não é apenas de hoje, é sempre a quantidade de cargos comissionados, tida como uma ferramenta para agradar políticos aliados e acomodar os apadrinhados do governo.

Outro fator que contribui para a necessidade da nomeação de cargos comissionados é a quantidade de servidores públicos cedidos para outros órgãos, sejam da esfera estadual ou federal, do Acre e de outros estados.

Um exemplo é o Diário Oficial desta terça-feira, 11, onde as ações do gabinete do governador foram concentradas praticamente na cessão de servidores públicos estaduais para outros órgãos.

Para se ter uma ideia, apenas para o Tribunal de Conta do Estado (TCE) o Diário Oficial de hoje oficializou a cessão de 19 servidores públicos de diversas secretarias para prestar serviço no órgão estadual de controle pelo período de um ano. Na grande maioria, o estado vai continuar pagando salários.

Há ainda no Diário Oficial desta terça cessão de servidores para o Ministério Público, prefeitura de Porto Velho e até o caso de um tenente da PM do Acre, cedido à Polícia Militar do Rio Grande do Norte, com ônus para o Acre.

Todas as cessões são baseadas em termos de cooperação técnica e estão dentro da lei, o que não deixa de ser um desfalque nos quadros do governo do estado.