Da bancada federal, só o deputado Alan Rick (DEM) e o senador Márcio Bittar integraram a comitiva do presidente Jair Bolsonaro no encontro com o presidente do Peru Pedro Castillo, em Porto Velho-RO. O governador Gladson Cameli (PP), o secretário de Produção e Agronegócio Nenê Junqueira e o CEO da Dom Porquito Paulo Santoyo acompanharam o encontro e as discussões em torno da relação comercial entre os dois países e da segurança pública na região de fronteira.
“No encontro foi definido um protocolo de intenções para a vinda da missão peruana para a habilitação dos frigoríficos acreanos para exportar a nossa carne para o Peru”, explicou Alan Rick.
Ainda segundo o deputado, as plantas são da Dom Porquito, em Brasiléia e Frigonosso, em Rio Branco.
Alan Rick explicou ainda que “com essas duas empresas habilitadas para exportação para o Peru, a expectativa é gerar, já nesse primeiro momento, 800 empregos diretos. Os dois frigoríficos já têm compradores interessados nesses produtos, só falta essa habilitação”, declarou.
“Nós temos conversado com o ministro da Agricultura do Peru e hoje tivemos a oportunidade de estreitar essa relação entre os dois presidentes para podermos definir a data para a visita de habilitação. Está tudo pronto, só falta marcar essa data”, informou a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Tereza Cristina.
O CEO da Dom Porquito Paulo Santoyo afirmou que “o encontro foi decisivo para que a habilitação dos frigoríficos acreanos seja realizada este ano. Agradeço o empenho do deputado federal Alan Rick, senador Bittar, secretário Nenê Junqueira e o governador Gladson”.
Também integraram a comitiva presidencial o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, o ministro da Saúde Marcelo Queiroga, o ministro da Defesa Braga Neto, o governador de Rondônia Marcos Rocha e parlamentares do estado vizinho.