Filha de colono do Jordão organiza rifa para conseguir realizar o sonho de estudar na Ufac

A jovem Antonia Roseli começa no próximo mês a realizar o sonho de ser estudante de uma universidade federal. Aprovada na UFAC para o curso de saúde coletiva, para a jovem de 20 anos, entrar na instituição de ensino superior representa vencer muitos obstáculos.

Roseli é filha de um casal de colonos de Jordão, um dos quatro municípios considerados isolados do estado. Filha caçula, tem mais seis irmãos. Roseli vai ser a segunda da família a entrar na faculdade. Uma irmã mais velha cursa pedagogia por meio de uma parceria com a prefeitura do município.

O pai de Roseli é analfabeto, a mãe só estudou até a 5ª série do ensino fundamental quando precisou interromper os estudos. Ver a filha formada na UFAC é o sonho dos dois que sempre tiraram da terra o sustento da família.

Após ser aprovada no Enem e ser chamada para matrícula, Roseli se deparou com uma difícil realidade. Nem ela, nem a família têm condições de arcar com os custos da mudança da futura aluna da UFAC para Rio Branco.

“Minha família é muito humilde e não tem dinheiro. Daqui de Jordão só se sai de barco ou avião. Eu não posso desistir do meu sonho que é estudar e dar uma vida melhor aos meus pais”, afirma.

Roseli e as irmãs tiveram a ideia de organizar uma rifa para arrecadar dinheiro para que a estudante possa vir para Rio Branco. “Eu não quero ajuda para viver até me formar, jamais. Quando eu chegar aí eu consigo me estabilizar, eu trabalho de babá, de faxineira, comigo não tem problema. Só preciso chegar até Rio Branco. Uma passagem de avião custa 400 reais”, afirma Roseli.

Para quem quiser ajudar, a rifa tem 22 prêmios e cada bilhete custa 5 reais e o pagamento pode ser feito via PIX conforme abaixo.