O número de mortos por choque elétrico no Acre é maior que o registrado em sete Estados. De acordo com o Anuário Estatístico de Acidentes de Origem Elétrica 2021 produzido pela Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), o Acre registrou 13 mortes por choque elétrico, sendo que no Espírito Santo foram 12 ocorrências fatais; Rondônia (11); Distrito Federal (10); Mato Grosso do Sul (9); Amapá e Sergipe (7); e Roraima (3).
Os dados referem-se ao ano de 2020. No ano anterior, o Acre teve 15 mortes envolvendo acidentes elétricos.
Os acidentes com energia elétrica abrangem choques elétricos, incêndios por sobrecarga e descargas atmosféricas (raios).
O período mais chuvoso do Acre começou e por isso, é importante que a população fique atenta sobre as dicas para evitar acidentes elétricos. Muitas vezes, as precipitações vêm acompanhadas de ventos fortes e raios, que pode causar danos externos e afetar a rede elétrica.
A primeira orientação é ter atenção com as instalações elétricas internas da residência. É necessário sempre utilizar materiais adequados e com qualidade comprovada. Um fio descascado em um alagamento pode ser fatal.
Outra dica é não utilizar equipamentos elétricos que estiverem molhados ou em locais inundados, pois estes fatores aumentam o risco de choque. Caso a chuva cause inundação na residência, chegando até o nível das tomadas, é necessário desligar o disjuntor imediatamente.
Utilizar o celular conectado à rede elétrica enquanto chove (ou em qualquer outra ocasião) é um outro comportamento de risco. Pode acontecer a explosão da bateria, um choque, queimaduras e até mesmo a morte provocada por uma descarga elétrica. Por isso, recomenda-se sempre desligar os aparelhos na tomada quando uma chuva se aproxima e quando for utilizá-lo, destaca Anderson.
Em caso de acidente, a primeira atitude é desligar a fonte de energia que está causando o choque elétrico. Logo depois, afaste a vítima da fonte do choque, mas jamais tocar nela diretamente. Em seguida, chamar o serviço oficial de socorro e mantenha a calma até a chegada dos profissionais.
Mais dicas de segurança
Cuidados na área interna;
Tenha as instalações elétricas dentro das normas brasileiras técnicas, com o aterramento correto;
Quando a chuva estiver acompanhada de raios, desligue imediatamente os aparelhos eletrônicos da tomada;
Antes de fazer qualquer reparo, é importante que seja desligada a chave geral;
Se perceber que as paredes da casa estão úmidas, desligue as instalações e mantenha-se longe, para evitar choques;
Evite conectar vários equipamentos em uma mesma tomada;
Em caso de curto-circuito, desconecte imediatamente o equipamento que o causou e todos os outros, apague todas as lâmpadas e chame um profissional qualificado;
Cuidados na área externa
Sempre que estiver chovendo com incidência de raios, evite locais abertos;
Não fique debaixo de árvores e estruturas metálicas. Abrigue-se, de preferência, em sua residência;
Mantenha distância da rede elétrica;
Aguarde a chuva passar para fazer algum tipo de serviço na casa, como arrumar goteiras.
Caso haja uma vítima de choque elétrico, não toque na pessoa. A forma correta de proceder é desligar a instalação elétrica da residência e ligar para as autoridades competentes, pelo 193.