Ferramentas de Gestão Mudaram a Vida de Gerentes

link da imagem: https://unsplash.com/photos/OXmym9cuaEY

Não há dúvidas que antigamente gerentes perdiam muito tempo reunindo documentações e rascunhando planos de projetos. Os tempos mudaram. Líderes podem até rascunhar estratégias, mas depois de definidas, todo o conteúdo é transferido para um software de gestão de projetos.

Certificados são bem-vindos, mas aqueles que se destacam no mercado dominam alguma dessas ferramentas. Essas plataformas trabalham constantemente para proporcionar uma interface clara e fácil de ser gerenciada, então um curso rápido na internet pode resolver uma necessidade de aprendizado.

Por que utilizar uma app de gestão de projetos?

Tudo gira em torno da produtividade. Profissionais que trabalham como líderes tomam decisões importantes todos os dias, informações e detalhes precisam estar disponíveis com apenas alguns cliques.

Além da informação, administrar o tempo e tarefas são pilares essenciais. Nada contra o caderno de notas, mas não podemos acreditar que um simples bloco de folhas pode dar conta de um projeto todo em termos de organização.

O Monday.com se destaca quando o assunto é gestão de equipe. Além de ser muito simples de entender, a ferramenta consegue gerar relatórios que qualquer gestor ou gestora levaria horas para montar. Se quiser aprender mais sobre o Monday.com, recomendamos esse blog post sobre essa ferramenta de gestão.

Demanda por gerentes de projeto aumentam

Primeiro, vamos começar com a definição: um gerente de projetos é um profissional que planeja e coordena qualquer plano que tem começo, meio e fim. Qualquer projeto, definitivamente um líder facilitador que guia o time até o sucesso da entrega de alguma iniciativa.

O mercado de trabalho é complicado para algumas áreas, mas para outras nem tanto. Muitos programadores estão sendo contratados. Tendo em vista essa grande demanda, gestores também são necessários para organizar o trabalho dessa galera que gosta de codar.

Podemos destacar algumas características de gerentes de projeto:

– Adaptação

– Iniciativa

– Proatividade

– Programação

– Organização

Aprender o que faz um gerente de projetos leva um determinado tempo, então se você tem interesse em ampliar os conhecimentos nessa área, comece desde já.

Para finalizar, vamos listar a média do salário de um gerente de projetos. De acordo com o Vagas.com, o valor gira em torno de R$ 9.026,00

É necessário programar para ser um gerente de projetos?

A resposta é não. Entretanto, se você souber, sem dúvidas você estará na frente da grande maioria. Programação é uma habilidade que acreditamos que será mandatória para diversas posições do futuro.

Não precisa ser gênio. Mas precisa ter conhecimento de comandos básicos. Dependendo da área, você precisará validar conceitos que apenas são concluídos com uma visão sobre programação.

Ferramentas de gestão de projetos não requerem conhecimento profundo em programação, mas para integrações mais complexas com outros aplicativos por exemplo, aí a conversa pode mudar um pouco de direção.

Vale a pena trabalhar com gerenciamento de projetos?

Depende. Vai tudo de encontro com as suas habilidades, tempo e gostos. Veja, ser um gerente de projeto pode ser prazeroso para alguns ou inferno para outros. Primeiramente, precisa gostar muito de trabalhar em equipe, pois você gerenciará pessoas.

Vamos um pouco além das ferramentas de gestão e programação. Precisa gostar muito de psicologia também, pois para a grande maioria dos conflitos internos do time, o gerente de projetos vai ter que trabalhar para resolver.

Em segundo lugar, este tipo de profissional precisa ser flexível. Não pode ter medo de mudanças, pois ambientes de gestão mudam constantemente. Além desse fato, precisa ser muito organizado para manter o time em harmonia.

Ser organizado(a) é chave para profissionais. Especialmente com quem lidera projetos. Sem organização seu projeto está fadado ao fracasso.

Por fim, acreditamos que vale a pena sim. Como mencionamos anteriormente, tem que realmente gostar de ver resultados. Assim, você conseguirá ser um profissional de projetos realizado.