A porta-voz do governo do estado, Mirla Miranda, garantiu ao ac24horas que o governo Gladson Cameli não vai suspender os feriados de carnaval por conta do cancelamento da festa mais popular do país.
A gestão estadual, assim como a prefeitura de Rio Branco, já declarou que, por conta da terceira onda da pandemia no Acre, não vai realizar o carnaval em 2022. Por conta da Covid-19, este é o segundo ano em que o evento, considerado a maior festa popular do planeta, não é realizado.
A iniciativa privada também não deve organizar grandes eventos, já que existe um decreto, em vigor até o fim de março, que proíbe eventos onde se aglomerem mais de 300 pessoas.
Por conta da não realização da festa, algumas administrações estaduais e municipais pelo Brasil estão cancelando os dias que são pontos facultativos e determinando trabalho normal no serviço público, já que o carnaval não é um feriado nacional.
No caso do Acre, quem é servidor público ou trabalha em empresa que segue o funcionamento da administração pública pode ficar tranquilo que o feriadão de carnaval está garantido. “Não haverá cancelamento de feriado no Acre”, garantiu Mirla Miranda.
O carnaval em 2022, caso acontecesse, seria realizado entre os dias 26 de fevereiro a 1º de março. Quem vai aproveitar o feriadão, terá ainda a quarta-feira de cinzas, dia 2, para descansar ou viajar durante o período.