O condenado pelo Judiciário Acreano pelos crimes de roubo, receptação e corrupção de menores, e também investigado pela Polícia em pelo menos 9 inquéritos por crimes de extorsão, estelionato, falsificação de documento oficial, roubo e tentativa de homicídio, Luís Fernando Maia de Souza, de 23 anos, mais conhecido no mundo do crime como “Dick Vigarista”, membro de grande influência da facção Comando Vermelho, cortou a tornozeleira eletrônica e fugiu mais uma vez da Justiça.
“Dick Vigarista” havia sido preso no dia 4 de dezembro de 2021, após reagir à prisão e tentar atropelar policiais civis durante a abordagem em um posto de combustível no bairro Tropical, em Rio Branco. Durante a ação, o criminoso, que estava armado em um veículo modelo Polo de cor branca, placa PHM-6504, foi ferido com três tiros na região do ombro esquerdo, abdômen e peito.
Luís Fernando recebeu os atendimentos dos paramédicos do SAMU e foi encaminhado em estado grave ao Pronto-Socorro de Rio Branco. O criminoso passou vários dias internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), se recuperou e recebeu o benefício do Poder Judiciário para terminar o tratamento de saúde em sua residência com o uso de tornozeleira eletrônica.
Porém na noite desta quarta-feira, 16, Luís rompeu a tornozeleira e fugiu. As forças policiais só notaram que o bandido havia fugido na tarde desta quinta-feira, 17.
Esta é a segunda vez que “Dick Vigarista” engana o Poder Judiciário e as forças policiais do estado.
No dia 8 de junho de 2021, “Dick Vigarista”, que estava preso na Penitenciária Francisco de Oliveira Conde, fingiu estar com forte dores abdominais e foi encaminhado ao Pronto-Socorro de Rio Branco. Enquanto recebia o atendimento, o bandido pediu para ir ao banheiro da unidade hospitalar e fugiu abrindo as algemas.
Apologia ao crime
Apesar da pouca idade, Luiz Fernando já demonstrou ser uma liderança forte dentro da organização Criminosa Comando Vermelho, tudo por ser filho de um grande traficante que reside em Fortaleza-CE.
A reportagem do ac24horas teve acesso a algumas fotos, onde “Dick Vigarista” aparece fazendo apologia ao crime. Em uma delas, Luís Fernando aparece comemorando o seu aniversário vestido de presidiário, com a ornamentação da festa em preto e branco, e no bolo um placa com o artigo 171 do Código Penal (Estelionato).