A Polícia Militar do Estado do Acre usou as redes sociais para alertar a população, principalmente, comerciantes que estão caindo em um golpe de extorsão. A modalidade de crime não é uma novidade, porém está ocorrendo diariamente em Rio Branco e em vários outros estados da federação.
“Os criminosos ligam para os comerciantes e fazem ameaças. Eles pedem dinheiro, e avisam que irão realizar roubos e mandar homens armados aos estabelecimentos caso não recebam os valores solicitados. Então, enviam números de contas e cobram pagamentos, até por pix. Muitos comerciantes, por medo, acabam pagando”, afirma a PM.
A Polícia Militar pede que os comerciantes ou funcionários que sejam vítimas deste tipo de golpe, inicialmente mantenham a calma, e tentem contatar o 190, durante ou ao finalizar a chamada.
“Sempre que possível, anotem os dados que forem enviados como, números de contas, chave pix, telefones, ou qualquer outra informação que possa ajudar o trabalho da Polícia Militar. E, posteriormente, vá até a delegacia de sua regional e realize o Boletim de Ocorrência para que o fato possa ser investigado”, explica.