Do total de 555.873 eleitores no Acre, 538.863 fizeram a biometria, segundo a última atualização do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realizada na sexta-feira passada, 18 de fevereiro.
Após a revisão, Brasiléia aparece como o município de menor taxa de biometria no Acre: 95,44% dos eleitores votarão em 2022 por esse sistema.
De outro lado, Marechal Thaumaturgo detém o maior percentual de eleitores com biometria: 99,46% -ou 9.906 aptos a votar por reconhecimento das digitais.
Devido à pandemia SARS-CoV-2 e em atendimento ao Plano de Segurança Sanitária elaborado pelo TSE em parceria com o Ministério da Saúde (Fiocruz) e os hospitais Albert Einstein e Sírio-Libanês, não houve identificação biométrica do eleitorado nas eleições de 2020. Pelo mesmo motivo, os cartórios eleitorais de todo o país suspenderam o cadastramento de novas biometrias até que a presente situação de emergência sanitária se regularize.
De todo modo, diz o TSE, espera-se que quase 100% do eleitorado esteja apto a votar com identificação biométrica até as eleições de 2026.