Vinte dias após anunciar a exigência, A Universidade Federal do Acre já tem cerca de 2 mil pedidos de passaporte vacinal. No dia 2 de fevereiro a Ufac disponibilizou o sistema de cadastro do passaporte vacinal, exclusivo para estudantes.
O objetivo, disse á época a universidade, é operacionalizar a obrigatoriedade da apresentação do comprovante de vacinação contra Covid-19 para o acesso ao ambiente universitário e às atividades acadêmicas presenciais na Ufac.
A obrigatoriedade de apresentação do passaporte vacinal foi aprovada pelo Conselho Universitário (Consu) em 16 de dezembro de 2021, por meio da resolução n.º 65/2021, que exige o esquema vacinal completo, ou seja, as duas doses mais a dose de reforço. Nos casos de vacinação incompleta, o discente terá 30 dias após o início do período letivo presencial para regularizar sua situação vacinal.
Os documentos que comprovam a vacinação podem ser a carteira de vacinação digitalizada ou um PDF do comprovante de vacinação do aplicativo Conecte SUS. Segundo a pró-reitora de Graduação, Ednaceli Damasceno, a criação do sistema foi motivada a partir do constante diálogo entre a Prograd e os coordenadores de cursos, juntamente com o NTI.
Os estudantes com contraindicação da vacina contra a covid-19 também terão que comprovar sua situação, mediante apresentação de atestado médico. Caberá à coordenação do curso acessar o sistema de passaporte vacinal, no ato da matrícula curricular, deferir ou não o acesso dos estudantes ao ambiente universitário e às atividades acadêmicas presenciais na universidade.
É possível anexar a comprovação vacinal por meio do sistema, cujo acesso ocorre com a IdUfac — Sistema de Gestão de Identidade Virtual da Ufac, serviço que fornece a criação de uma credencial única (usuário e senha) para acesso e utilização de todos os serviços de tecnologia da informação e comunicação da Ufac.
A documentação entregue está sob análise na Pró-Reitoria de Graduação.
(Com Ufac)