Um morador de Xapuri, que tem uma propriedade na região da Estrada de Petrópolis, fez um registro que pode ser considerado raro de um arco-íris duplo completo. O fenômeno é causado pelo reflexo da luz do sol em gotas maiores de chuva.
Compartilhadas na internet, as imagens chamaram a atenção pela beleza. De acordo com o responsável pelo flagrante, Ronny Silva, da maneira que se formou, o arco-íris o surpreendeu, pois ainda não tinha visto o fenômeno nessa proporção.
“Sou acostumado a ver arco-íris da maneira normal e, na maioria das vezes, a gente nem presta muita atenção por ser uma coisa comum em uma região em que chove muito nesse período, mas dessa maneira eu nunca tinha visto”, explicou.
O arco-íris que vemos em alguns dias com chuva se forma só começo da manhã ou no fim da tarde porque são nesses horários que os raios de sol que entram na atmosfera atingem as gotas de chuva no ângulo certo.
A meteorologista da Climatempo, Josélia Pegorim, explica que um só arco-íris ocorre com frequência. Mas um arco-íris duplo e com as cores tão fortes como o que foi visto em Xapuri no último dia 2 de março não ocorre a toda hora.
“Em algumas situações especiais podem se formar dois arco-íris. O segundo, mais distante e mais fraco, tem as cores invertidas em relação ao primeiro, mais forte. Mas nem sempre dá para perceber com nitidez os dois arco-íris. Muitas vezes o segundo está muito fraco”, diz a cientista.
Na publicação feita em sua página no Facebook, Ronny Silva demonstra o que sentiu ao presenciar o arco-íris duplo em uma palavra: “fenomenal”. Na postagem, ele acrescentou: “Lindo. Só Deus pra fazer isso”.