Ao menos 500 famílias foram afetadas pela forte enxurrada que atingiu diversos bairros da capital acreana no último final de semana. Esses moradores passaram a receber assistência da prefeitura de Rio Branco e seguem monitorados pela Defesa Civil Municipal e a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH).
O Centro de Referência em Assistência Social (Cras) Santa Helena entregou kits de limpeza e higiene para as famílias afetadas pelas chuvas. Nessa terça, dia 15, foram distribuídos mais de 100 kits para a famílias dos bairros Recanto dos Buritis, Areal e Santa Inês.
As equipes também fazem monitoramento da situação dos moradores. Tais bairros são banhados pelo Igarapé Judia e devido às fortes chuvas, ocorreu uma alta pluviometria ultrapassando os 95 milímetros, tendo como consequência o transbordamento dos Igarapés Judia e Almoço. A enxurrada inundou pelo menos 12 ruas, atingindo em torno de 500 famílias.
O Coordenador da Defesa Civil Municipal, Cláudio Falcão, explicou que não foram todas essas pessoas que tiveram suas casas invadidas, mas que apesar disso, a assistência e o monitoramento necessário estão sendo prestados.
“São essas pessoas que tiveram a casa invadida pelas águas que estamos atendendo, para que elas possam fazer a higienização. Fora daqui tem outros bairros que foram atingidos. Foram feitas a remoção de famílias e estamos monitorando todas elas. Corremos o risco de eventos como esse voltar a acontecer, dada a situação de muita chuva para o mês de março”, informa. Ainda haviam casas afetadas e ruas alagadas nessa terça.
Foto: Ascom/Prefeitura de Rio Branco