O Boletim de Monitoramento Hidrológico da Bacia do Rio Acre, divulgado nesta sexta-feira (18) pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM), diz que nesta última semana a tendência geral foi de aumento dos níveis dos rios, em razão de chuvas acima da média na bacia.
Nos últimos dias, o rio Acre atingiu a cota de atenção em Rio Branco e em Brasiléia. Na primeira cidade, o rio persiste elevado, superando os 13 metros nesta sexta-feira, mas em Brasiléia já retornou a níveis de normalidade, na casa dos 5 metros.
A previsão de chuva indica precipitações elevadas para os próximos 14 dias, com episódios de chuvas mais intensas para os dias 19 e 21 de março. Esse acumulado representa chuvas significativamente acima da média para o período.
Em Rio Branco, segundo a previsão, a tendência é de que o nível do rio Acre se eleve. Se concretizadas as chuvas previstas para os próximos dias, o cenário mais provável é de que o Rio Acre ultrapasse a cota de inundação de 14 metros ao longo da próxima semana.
“Haja vista a condição atual de níveis elevados na calha do rio Acre e as chuvas elevadas previstas na bacia como um todo, esse cenário pode se reproduzir em outros municípios da bacia”, diz o boletim.