Mesmo em meio a uma greve dos trabalhadores da educação, a prefeitura de Rio Branco deu início nessa segunda-feira, 21, ao ano letivo de 2022 nas escolas da rede municipal de ensino. No entanto, segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação, cerca de 72 escolas da capital acreana não voltaram às aulas.
A prefeitura municipal ainda levantou a possibilidade de corte de ponto aos profissionais que não retornarem às instituições de ensino, ainda assim, dezenas de escolas não abriram as portas no início desta semana.
De acordo com a prefeitura, cerca de 20 mil crianças estão matriculadas nas escolas de Rio Branco. A secretaria municipal de educação afirmou à imprensa local que, após quase dois anos de pandemia de Covid-19, já estava na hora de os alunos voltarem para a sala de aula.
“Não há mais tempo a perder”, disse a gestora Nabiha Bestene. Ainda nessa segunda, centenas de professores e servidores da educação voltaram a protestar por melhoria de salário e planos de cargo e carreira na educação.
A presidente do sindicato da categoria, professora Rosana Nascimento, afirmou que a greve continua para colocar pressão em cima das autoridades locais. “Se não tiver pressão, não avança na pauta, e espero que nesta semana eles atendam a proposta que nós apresentamos porque não é ruim para eles, é ótimo , já que ainda estamos perdendo direitos, abrindo mão da diferença do piso de 50% para 25%”, declarou.