Homem que vivia há 26 anos com doença recebe 1º transplante de fígado após pandemia

Foto: Diego Gurgel/Secom-Acre

O paciente Valdecio Gomes, de 41 anos, foi o primeiro paciente a receber transplante de fígado no estado após os dois anos de pandemia do novo coronavírus. O procedimento ocorreu nessa quinta-feira, 7, na Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre), em Rio Branco. O órgão do doador foi proveniente do estado de Tocantins.

Valdecio conviveu por quase 30 anos com a cirrose hepática, desde que foi diagnosticado com a doença, em 1996. Segundo ele, não foi fácil chegar até esse momento. “A doença abala a mente. No decorrer dos anos, passei por algumas crises, sempre acompanhado por minha companheira incansável. Tive pessoas maravilhosas que me ajudaram até aqui”, relatou ao portal Agência de Notícias do Acre.

De acordo com a equipe do Programa de Transplante da Fundhacre, ao todo, 30 profissionais foram envolvidos direta e indiretamente na realização do procedimento cirúrgico.

Esse foi o primeiro transplante de fígado após o início da pandemia, e deverá promover bem-estar e qualidade de vida para o paciente, que estava aguardando na fila de transplante nacional”.

Compartilhar