Catedral terá celebração presencial, mas decide não realizar eventos

A Semana Santa é um dos momentos mais importantes da Igreja Católica. Este ano, após períodos mais intensos da pandemia da Covid-19 as celebrações que acontecem de forma simultânea na Catedral e nas demais paróquias voltam a acontecer de forma presencial.

Na quinta-feira, 13, acontece, às 19 horas, a Missa do Lava-Pés, que representa o exemplo de Jesus Cristo que lavou os pés de seus 12 apóstolos;

Na sexta-feira, 14, às 15 horas, acontece a celebração da Paixão de Cristo. Apesar de representar a data da morte de Cristo, a data para os católicos é um momento de respeito, mas que representa vitória, já que ao morrer Jesus trouxe a salvação para todos;

No dia seguinte, sábado, 15, às 19 horas, é celebrada a Vigília Pascal, ocasião em que os fiéis cristãos se reúnem em constantes orações durante toda a madrugada que antecede o Domingo de Páscoa.

E no domingo, 16, a Catedral na capital acreana celebra o Domingo de Páscoa com realização de missas às 6 e 8 horas da manhã, às 5 da tarde e às 7 da noite.

Apesar da volta das atividades presenciais, a Igreja Católica no Acre decidiu não retornar ainda este ano com duas atividades que são as que mais geram aglomeração de fiéis, que é o Alvorecer da Ressurreição e a Procissão do Senhor Morto que acontece na Sexta-Feira da Santa.

“Resolvemos não relaxar ainda este ano. Vamos ter todas as celebrações presenciais, mas o Alvorecer da Ressurreição e a Procissão do Senhor Morto optamos por não realizar”, afirma padre Jairo Coelho, Ecônomo Diocesano.