A deputada federal Vanda Milani (PROS-AC) votou a favor do Programa Internet Brasil que promove o acesso gratuito à internet em banda larga móvel aos alunos da educação básica da rede pública de ensino pertencentes a famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Ela destacou a democratização com o acesso à rede mundial de computadores.
“Esse programa é fundamental para a educação. Com a entrada da 5G, a instituição de ensino que não tiver internet estará fora do processo de democratização. Com o programa ganham as estratégias de ensino/aprendizado”, disse a parlamentar.
Líder do PROS no Acre, Vanda Milani chama atenção para os índices de amazonidas que vivem sem acesso a internet nos lugares de difícil acesso, onde o programa pretende chegar nas escolas das comunidades indígenas e quilombolas e nas escolas especiais sem fins lucrativos que atuam exclusivamente nessa modalidade.
“Eu ando pela Amazônia, conheço as regiões de difícil acesso onde o modelo de vida exige comunicação. Há lugares no Acre onde ter internet vai além do papel pedagógico, salva vidas, dai a importância desse público está conectado, representa na maioria das vezes, o único meio de comunicação” analisou.
O Acre tinha 231 mil pessoas sem conexão com a internet no final de 2019. O número representa 28,6% da população com idade acima de 10 anos, foi levantado em abril do ano passado pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad C), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
“Segundo a pesquisa, dos 78 mil domicílios sem internet, 16% deles alegaram não ter condições de pagar o acesso. É um outro dado importante que mostra o público que o programa vai assistir”, voltou a comentar a deputada.
Pelo texto aprovado na Câmara dos Deputados, que segue para o Senado, o acesso deverá ser garantido pela distribuição de chip, pacote de dados ou dispositivo de acesso aos alunos, principalmente celulares.