Em sessão realizada na sexta-feira (13), no Fórum Criminal, o Conselho de Sentença da 1ª Vara do Tribunal do Júri de Rio Branco absolveu por falta de provas os réus Roque Capistrano e Matias Rocha Pessoa da acusação de homicídio qualificado. Os dois eram acusados de tentar matar a tiros a vizinha Zenaide Roque de Freitas Brito.
De acordo com a denúncia do Ministério Público, por volta de 21h do dia 7 de junho de 7 de junho de 2017, os acusados estavam consumindo maconha ao lado do quintal, quando viram a vizinha os observando. Eles teriam ficado irritados e se retirado por alguns minutos.
Zenaide já estava dentro de casa quando lembrou que tinha esquecido uma bacia no fundo do quintal. Ao sair para pegá-la acabou sendo atingida com um tiro no tórax. Presos dias depois, eles inicialmente negaram o crime, no entanto, um deles acabou assumindo a autoria do delito.
Durante o julgamento desta sexta-feira, o Conselho de Sentença considerou que os réus realmente não tinham nada a ver com o crime e os absolveram por falta de provas.