Programa Saúde Itinerante Especializado realiza mutirão de atendimento em Rodrigues Alves

O Programa Saúde Itinerante Especializado, do governo do Estado, já realizou 8 mil atendimentos em 2022. A equipe está atuando agora em Rodrigues Alves, desde a sexta-feira, 3, e ficará no município até este sábado, 4, com meta de atender 400 pacientes e realizar 600 procedimentos.

Em sua 7ª edição, o programa oferta consultas ginecológicas, pediatras e ortopédicas, elastografia para pacientes hepatopatas, exames de imagem, de apoio diagnóstico, de endoscopia digestiva alta, laboratoriais, além de atendimentos de enfermagem, odontológicos, serviços sociais, regulação ambulatorial e entrega de medicamentos.

Catiana Rodrigues, coordenadora regional da Sesacre, destacou a eficácia da iniciativa, que vem diminuindo as filas de espera por especialistas.

“Nesta etapa, o Saúde Itinerante contempla as demandas do Complexo Estadual Regulador, o que representa um avanço à saúde local”, enfatizou.

Maria Raimunda Oliveira buscou atendimento pediátrico para a filha Aila Negreiros, de seis meses na ação, e destacou que desde os primeiros meses de vida, sua filha sofre com dores nos ouvidos. “Quando soube desses atendimentos eu vim logo e estou agradecida pelo atendimento”, comemorou.

O aposentado Francisco dos Santos realizou ultrassonografia de próstata no mutirão. O autônomo conta que esperou três anos por esta assistência médica. “Cheguei e fui logo atendido. Foi rápido e muito boa a assistência aqui”, relatou.

O secretário municipal de Saúde de Rodrigues Alves, Aluíldo José da Silva, agradeceu pela parceria do governo do Estado que garante acesso da população do município a especialistas de que a cidade não dispõe.

“Pela dificuldade que os nossos usuários enfrentam para ter acesso aos atendimentos especializados, só temos que agradecer ao Estado, pois é um trabalho que tem gerado bons frutos”, concluiu.

Números

Durante os meses de abril e maio deste ano, foram oferecidas 1.769 consultas médicas, 2.398 terapias individuais e em grupos, 832 exames de apoio diagnóstico, 317 exames laboratoriais e outros.

O programa também realizou 1.362 consultas reguladas, aplicou 465 doses de vacinas, entre elas da covid-19, disponibilizou 92 testes rápidos para HIV, Sífilis e para as Hepatites B e C e beneficiou 214 acreanos com serviços odontológicos gratuitos.