Acre monta plano de ação para monitorar varíola dos macacos

Após serem noticiados dois casos suspeitos de varíola dos macacos no estado de Rondônia, a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) informou que está monitorando a situação e que já tem um plano de ação elaborado.

A informação foi dada pela coordenadora do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Acre (CIEVS), Recleide Darub. No entanto, a servidora estadual não forneceu maiores detalhes a respeito do assunto.

A reportagem também não conseguiu falar com a secretária estadual de Saúde, Paula Mariano, que passou por um procedimento cirúrgico nesta segunda-feira (6), conforme foi informado pela assessoria do seu gabinete.

A Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa) confirmou nesta segunda-feira (6) que está investigando dois casos suspeitos de varíola dos macacos naquele estado, sendo que nenhum foi confirmado até o momento.

Ainda segundo as últimas informações da Agevisa, os pacientes com suspeita da varíola dos macacos em Rondônia “seguiam isolados e clinicamente bem”, sendo monitorados pelas equipes de vigilância em saúde até esta segunda-feira.

Os sintomas manifestados pela doença podem ser: febre, dor de cabeça, dores musculares, dor nas costas, gânglios (linfonodos) inchados, calafrios e exaustão, podendo aparecer uma erupção cutânea que pode atingir o rosto e outras partes do corpo.

É importante ressaltar que o Brasil não possui, até o momento, nenhum caso confirmado da doença. Em nota divulgada nesta segunda (6), o Ministério da Saúde informou que sete casos estão em investigação no país.

Compartilhar