Em meio ao surto de doenças respiratórias em crianças, os mais de sessenta pacientes internados no Hospital da Acre estão sendo transferidos para o Instituto de Traumatologia e Ortopedia (Into-AC) em Rio Branco, onde o estado abriu mais leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e enfermaria.
De janeiro até o último sábado, dia 11, foram notificados 165 casos com necessidade de internação no Pronto-Socorro da Capital acreana. Os índices começaram a subir a partir do mês de abril, quando começaram as mudanças de temperatura em todo o estado.
Atualmente, o Pronto-Socorro conta com 20 leitos pediátricos, sendo eles distribuídos entre quatro leitos de semi-intensiva, dois de emergência e o restante de leitos de observação. Até sábado, 11, havia 16 crianças internadas, nenhuma na emergência ou semi-intensiva. Também não foram registrados novos óbitos.
A saúde ampliou a vacinação contra gripe para crianças de 6 meses a 10 anos. Em dois meses, o Acre registrou 9 mortes de crianças por síndrome respiratória, sendo 4 delas somente nos primeiros 8 dias de junho.