Banheiros sem porta deixam pacientes em situação de constrangimento em UPA do Acre

Já faz aproximadamente um mês que os pacientes usuários dos serviços da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) localizada no bairro Sobral, em Rio Branco (AC), são obrigados a fazerem suas necessidades fisiológicas em situação de constrangimento. É que os únicos locais reservados do banheiro masculino que estão funcionando não possuem portas.

A situação faz com que os usuários da unidade de saúde se vejam em completo vexame. O ac24horas esteve na referida UPA na tarde desta segunda-feira, 20, e comprovou a denúncia. O gerente administrativo do local, Carlos Cardoso, disse que as portas foram quebradas por vândalos e que a situação já foi repassada para a secretaria estadual de saúde (Sesacre) há 30 dias.

“Já solicitamos o reparo ao setor de serviços gerais da Sesacre no mês passado. Nesta semana eles devem estar vindo solucionar [o problema]. Quebraram portas para roubarem luminárias. Subiram e quebraram até o mármore da pia”, alegou o gerente da UPA à reportagem.

No reservado masculino, duas portas foram arrancadas. Além disso, o dispenser de toalha de papel e de sabão líquido também não existe mais. “A gente compra isso constantemente e coloca, mas sempre é roubado pelos vândalos. Eles levam saboneteira, porta-papel, inclusive já tivemos uma reunião com a empresa responsável para repor isso”, afirmou Cardoso.

Compartilhar