Apesar da alta intensidade da 4ª onda, vacinação cai no Acre nos últimos dias

Apesar da 4ª onda da pandemia demonstrar alta intensidade no Acre com centenas de novos casos diários, o número de doses da vacina contra Covid-19 vem caindo nos últimos dias.

Entre os dias 4 e 9 de julho, os números disponíveis no banco de dados da Secretaria de Estado da Saúde mostram uma queda expressiva no processo de imunização: no dia 4/7 foram aplicadas 654 doses. No dia seguinte foram 646; depois 605; 502 e, por último, 3 doses no dia 3 de julho.

O ac24horas buscou contato com o Programa Nacional de Imunização (PNI) do Acre mas não obteve resposta. A assessoria da Secretaria de Estado da Saúde informa que algumas medidas estão sendo adotadas visando ampliar a imunização dos moradores.

Segundo consta, nas últimas semanas a coordenação do PNI no Acre realizou em parceria com diversas intuições do estado, ações de saúde levando vacinação para diversos tipos de doença, afim de maximizar a cobertura vacinal dos grupos prioritários. Destacam-se ações de vacinação na Cidade do Povo, em parceria com a Secretaria de Segurança, também na Assembleia Legislativa do Acre, Ministério Público, secretarias, entre outros.

Inicia também no próximo dia 13 e vai até 30 de julho a operação gota realizada pelo Ministério da Saúde e Ministério da Defesa, com apoio do estado e prefeitura de 8 municípios do Acre. A ação de multivacinação visa beneficiar a população que vive em regiões de difícil acesso do país, como área rurais, ribeirinhas e indígenas. A estratégia teve início em 1993, como iniciativa isolada no estado do Amazonas, após a notificação de surtos de sarampo em populações indígenas da região do Rio Juruá. Desde então, se consolidou no país como uma ação imprescindível para a realização de multivacinação em áreas mais isoladas. Atualmente, abrange os Estados do Amazonas, Acre, Amapá e Pará.

No Acre, a vacinação será realizada entre os municípios de Rio Branco, Feijó, Cruzeiro do Sul, Sena Madureira, Tarauacá, Jordão, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo.

As ações contarão com apoio da Força Aérea Brasileira.

Compartilhar