Prefeitura de Cruzeiro do Sul entrega reconstrução de escola na Vila Lagoinha

A Prefeitura de Cruzeiro Sul, inaugurou na manhã desta quarta, 20, na Vila Lagoinha, a escola de ensino infantil Professora Maria Evanúzia dos Santos. Trata-se de mais uma reconstrução e ampliação que busca igualar as estruturas das escolas rurais do município com o que de melhor pode ser oferecido em ambiente de ensino, algo que até recentemente esteve restrito apenas às escolas urbanas. O investimento da prefeitura foi da ordem de R$ 300 mil.

A escola reconstruída passou por serviços de manutenção na cobertura, piso, pintura do forro, revestimentos de parede, instalações elétricas e hidráulicas, pintura geral, além de ampliação de sala de aula, banheiro PCD, área de serviço e construção de novo tanque séptico.

Além da estrutura física, a instituição de ensino vai receber equipamentos novos. A aquisição de computadores, impressora, mobiliário de cozinha e de sala de aula, além de outros materiais que visam facilitar o trabalho dos educadores e trazer mais qualificação ao ambiente de aprendizagem.

Os melhores materiais e tecnologias disponíveis vêm sendo empregados nas reconstruções das escolas da zona rural. Esta tem disso uma diretriz da atual gestão: proporcionar estruturas de educação, saúde, esporte e cultura na zona rural, que façam os moradores se sentirem valorizados em fazer parte daquela comunidade e estimulados a permanecer nas suas localidades com qualidade de vida e cidadania. Na educação, este é um ponto fundamental, já que a qualidade de ensino é fator determinante para a permanência dos moradores.

A nova cobertura da escola foi feita com telha metálica trapezoidal. O forro em madeira recebeu pintura em verniz para melhor acabamento estético. Nos ambientes ampliados e construídos, foi instalado forro em PVC. O piso antigo da escola que se encontrava avariado, foi todo substituído por novo piso cerâmico. Foram substituídos também, os revestimentos cerâmicos das paredes dos banheiros. Na cozinha, foi instalada nova bancada em granito. Foi substituída a parte elétrica, o piso e – em decorrência da substituição do piso dos banheiros – foi necessário ainda uma manutenção nas instalações hidráulicas. Também foi construído um banheiro acessível, uma nova sala de aula e feito alterações em alguns ambientes para a implantação de sala para a direção e de um depósito. Uma nova fossa séptica foi feita para atender a demanda da escola. Foi instalado ainda, novo playground que dispõe de escorregador, gangorra e balanço. Por fim, a instituição foi contemplada com o mais recente modelo de pórtico padrão a ser implantado nas escolas municipais e lhe foi aplicada o novo modelo de cores presente nas escolas do município.

A escola homenageia a professora da comunidade Maria Evanúzia dos Santos. A também professora Francisca Mariz dos Santos, aposentada e mãe de Maria Evanúzia esteve presente no ato de inauguração.
“Estou muito feliz que a escola recebeu o nome da minha filha, e hoje vejo meus netos estudando nela, agora com mais qualidade no ambiente de ensino. Isso me deixa muito feliz”, disse.

“Estamos felizes e gratificados, porque a escola desde quando foi construída nunca foi reformada. Esta ampliação vai proporcionar um melhor espaço para ter um ambiente melhor para estudar. Isso significa muitas melhorias para escola e para a comunidade”, disse a diretora da escola, Driele Silva de Souza.

“Mais uma escola sendo entregue para comunidade, uma escola completa com todos os equipamentos, poço artesiano, banheiro em alvenaria, bebedouro, quadro de vidro em substituição ao quadro de giz que prejudica a saúde dos professores. A comunidade é que vai ganhar com isso. Temos ainda quinze escolas para serem inauguradas. Estamos fazendo com que nossos espaços sejam uma referência, para que as pessoas se sintam bem, pais, funcionários, alunos, e assim melhorar a qualidade de ensino, que é a maior herança que um pai e uma mãe podem deixar para seus filhos. Aqui teremos professores e funcionários qualificados em um ambiente propicio para a educação e aprendizagem”, disse o prefeito Zequinha Lima.

Compartilhar