Reaberto há pouco mais de um mês pela Prefeitura de Rio Branco, o Restaurante Popular, que estava funcionando em caráter experimental oferecendo refeições gratuitas, passou a cobrar desde essa segunda-feira (22) uma taxa de R$ 2 para usuários do serviço.
A informação é do diretor de planejamento da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, Ivan Ferreira. Cerca de 10.523 refeições foram servidas no último mês. “Antigamente o Restaurante Popular funcionava por meio de um programa do governo federal. Na verdade, o restaurante era administrado por uma empresa pública, a prefeitura fazia apenas o repasse dos recursos, mas nessa gestão, não. Todos os recursos e os insumos são pagos com recursos próprios da Prefeitura de Rio Branco”, frisou Ivan.
De acordo com a vice-prefeita, Marfisa Galvão, a reabertura do restaurante tem foco assistencial e a taxa tem sido bem aceita pelos usuários. “Na última sexta-feira (19) foi assinado esse decreto, e a partir da data de publicação, será cobrada, sim, essa taxa de dois reais para àqueles usuários do sistema do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) que estejam dentro do CadÚnico”, explica.