O colono José da Costa Gadelha, de 65 anos de idade, mais conhecido como “Bimba”, foi encontrado morto, nesta quarta-feira (7), em uma propriedade rural localizada no Ramal da Maloca, no município de Xapuri.
A Polícia Civil investiga um possível crime de latrocínio, que teria sido praticado na noite da última segunda-feira (5) ou na madrugada da terça-feira (6), mas não estão descartadas outras hipóteses.
Uma propriedade vizinha também foi invadida na mesma noite, mas não havia ninguém em casa. É possível que os dois fatos tenham sido cometidos pelos mesmos suspeitos. Há um suspeito preso e dois menores apreendidos: J.M.O., de 20 anos; I.S.M., de 15 anos; e J.V.F.O., de 14 anos.
Eles confirmaram que entraram na casa da vítima para roubar e que um dos suspeitos, I.S.M., de 15 anos, atirou na vítima. A arma usada para matar José Gadelha pertencia ao próprio colono, que era caseiro da propriedade.
Os investigados também são suspeitos do cometimento de outros roubos ocorridos na região. Eles foram conduzidos à delegacia para prestar esclarecimentos à autoridade policial e em seguida foram colocados à disposição da justiça.
Depois de não conseguirem manter contato com a vítima no decorrer da terça-feira, familiares se dirigiram à propriedade nesta quarta-feira, quando encontraram a vítima sem vida.
Uma equipe da Delegacia Geral de Xapuri, coordenada pelo delegado Gustavo Neves, esteve nas propriedades onde os fatos ocorreram e a polícia começou o trabalho investigativo para elucidar o caso.
O corpo do idoso foi recolhido pelo Instituto Médico Legal (IML) e levado para Rio Branco para os exames de costume, antes de ser liberado para o sepultamento.
As informações foram fornecidas pela Assessoria de Comunicação da Polícia Civil do Acre.