Zequinha abre Festival da Farinha em Cruzeiro do Sul

O prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima, abriu na noite desta segunda-feira, 26, o 5° Festival da Farinha, que prossegue até quarta-feira, 28, dia de aniversário de 118 anos do município. A expectativa de público a cada noite é de 5 a 8 mil pessoas.

Os produtores e a farinha, afirma o prefeito, são os protagonistas do evento. Na estrutura montada no local, o processo de feitura manual e industrial da farinha é demonstrado para os visitantes, além dos subprodutos, como a goma, tapioca e outros itens.

” O Festival evidencia o trabalho nossos produtores. A farinha de Cruzeiro do Sul não é apenas um produto, é parte de nossa identidade e por isso este é um momento tão importante para nós. É também um momento de celebrar a cultura e a produção regional, de reencontrar amigos e familiares. E com os salários já pagos aos 4 mil servidores e os dois feriados as pessoas vão poder aproveitar “, pontua Zequinha, ressaltando a oportunidade de renda para os empreendedores que estão no evento.

Elisanete Gomes, produtora do Ramal da Mariana conta que sente orgulho de demonstrar como faz a farinha que a população encontra à venda. ” Muita gente conhece a farinha só na embalagem já pronta. Aqui todos podem ver como torramos a farinha e fazemos goma e tapioca “, relata.

Os shows com artistas locais são realizados em dois palcos.

O vice prefeito Henrique Afonso, o secretário de Fazenda do Estado, Amarísio Freitas e o diretor do Sebrae, Ney Santos além de vereadores e secretários participaram da abertura do 5° Festival da Farinha.

Números do Festival da Farinha

•Entre 5 a 8 mil pessoas são esperadas em cada noite do evento

• 150 artistas se apresentarão nos 2 palcos incluindo cantores, músicos, Djs e dançarinos.

• 20 candidatos disputam os títulos de Rei e Rainha do Festival

• 2 Casas de Farinha estão montadas no evento: 1 tradicional e 1 automatizada

• 3 secretarias municipais estão na coordenação do Festival: agricultura e abastecimento, turismo e empreendedorismo, cultura, esporte e lazer

Compartilhar