Três são presos em operação conjunta contra cigarro contrabandeado da Bolívia

Uma operação integrada envolvendo agentes da Receita Federal, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Grupo Especial de Fronteira (Gefron), Polícia Militar e Polícia Civil, realizada nesta quarta-feira, 12, resultou em uma grande apreensão de cigarro contrabandeado da Bolívia.

O trabalho conjunto, que foi resultado de meses de investigações com a cooperação da Aduana do Peru, terminou com a apreensão de quase 150 caixas de cigarros, cerca de 168 mil maços, em um cerco que ocorreu no Entroncamento de Xapuri, quando um caminhão e um veículo de passeio foram interceptados.

A operação que resultou na apreensão do produto contrabandeado foi batizada de Paititi, em alusão à lendária “cidade do ouro perdida”, supostamente localizada no leste do Andes, escondida em algum lugar remoto das florestas tropicais do sudeste do Peru, norte da Bolívia e sudoeste Brasil.

A carga de cigarros foi localizada pelas equipes em um caminhão-baú que usava como disfarce o transporte de latas de alumínio prensadas e recebia apoio de um carro pequeno modelo Toyota/Corolla. Esse segundo veículo teria tentado fugir do bloqueio policial, tendo sido detido em Xapuri.

Na operação que mobilizou quase 20 agentes de cinco forças policiais e da Receita Federal, três pessoas foram presas em flagrante, sendo conduzidas para a Delegacia da Polícia Federal de Epitaciolândia, onde após os procedimentos de costume aguardarão pronunciamento da justiça sobre o caso.