Pesquisas estabilizam diferença entre Lula e Bolsonaro

Os resultados das pesquisas de intenção de voto para o segundo turno das eleições presidenciais divulgados até esta terça-feira (25) mantêm estável a diferença entre os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PT) quando comparados com as consultas anteriores de cada instituto.

Nesta segunda-feira (24), o Ipec – antigo Ibope – divulgou a quarta rodada do seu levantamento neste segundo turno, encomendada pela Globo. O resultado aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 50% de intenção de votos e que o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 43%.

A nova pesquisa foi realizada entre sábado (22) e esta segunda (24). Na consulta anterior do instituto, divulgada no dia 14 de outubro passado, os resultados foram exatamente iguais: o candidato Lula tinha 50% e Bolsonaro, 43%. Havia 5% de brancos e 2% de nulos.

Considerados apenas os votos válidos, excluídos os brancos, os nulos e os de eleitores que se declaram indecisos, como faz a Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição, Lula teria 54% dos votos válidos, e Bolsonaro, 46%. No levantamento anterior do Ipec, Lula tinha 54% dos votos válidos; Bolsonaro, 46%.

Foram entrevistadas 3.008 pessoas em 183 municípios nesta última pesquisa do Ipec. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-06043/2022.

Outro instituto que divulgou uma nova rodada nesta segunda-feira foi o Atlas. O levantamento foi encomendado pela Intel e apontou que o ex-presidente Lula (PT) está à frente, com 53% de intenções de votos válidos contra 47% de Bolsonaro, considerados apenas os votos válidos.

Em comparação com o primeiro levantamento do instituto para o segundo turno, divulgado no dia 13 de outubro, Lula oscilou para cima e passou de 52,4% para 53%. Já Bolsonaro oscilou para baixo em comparação com o levantamento anterior, em que obteve 47,6% ante 47% da pesquisa divulgada hoje.

O nível de confiança, segundo o instituto, é de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE sob o número BR-06415/2022 e custou R$ 65.000,00.

Nesta terça-feira (25), foi a vez do instituto Ipespe/Abrapel divulgar a sua pesquisa. traz o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente, com 53% dos votos válidos, e o presidente Jair Bolsonaro (PL) com 47%. Os números são os mesmos da rodada anterior, divulgada na semana passada.

Levando-se em conta os votos totais, Lula fica com 50% das intenções, contra 44% de Bolsonaro. Os que afirmaram não votar em nenhum dos candidatos ou que pretendem votar em branco ou nulo somam 4%. Os que não sabem ou preferiram não responder representam 2%.

Nesta quarta-feira (26/10), serão divulgadas as pesquisas Genial/Quaest, Futura/ Modal e PoderData.

Na quinta-feira (27/10), será publicada uma nova rodada da pesquisa Atlas e também da Datafolha.

No sábado (29/10), serão divulgadas pesquisas de seis institutos. São eles: Datafolha, Ipec, Genial/Quaest, Paraná Pesquisas, AtlasIntel e CNT/MDA.

Compartilhar