Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) foram hostilizados por manifestantes brasileiro em Nova York, onde participam do Lide Brazil Conference, evento com mais de 260 empresários organizado pelo Grupo de Líderes Empresariais (Lide) e que busca debater o respeito à liberdade e à democracia, e a economia do Brasil a partir de 2023.
Imagens que circulam nas redes sociais mostram os brasileiros, usando roupas verde-amarelas e segurando bandeiras do Brasil, em frente ao local onde os magistrados estão hospedados. Em um dos vídeos, Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski deixando o hotel em meio aos gritos e ofensas. Alexandre de Moraes foi hostilizado ao deixar um restaurante da cidade.
Já o ministro Luís Roberto Barroso foi abordado na Times Square por uma mulher. “Você não vai ganhar o nosso país”, disse a brasileira. “Não seja grosseira. Tchau, minha senhora. Passar bem”, responde Barroso.
Assista aos vídeos:
🇺🇲🇧🇷 Alexandre de Moraes é hostilizado em Nova Iorque, nos Estados Unidos.
Ministro do Supremo Tribunal Federal e presidente do Tribunal Superior Eleitoral foi chamado de “ladrão” e “vagabundo” por bolsonaristas ao deixar um restaurante na cidade.pic.twitter.com/fqy3exLcWX
— Eixo Político (@eixopolitico) November 14, 2022
Aumenta o protesto de brasileiros em Nova York, em frente ao hotel Sofitel, onde estão hospedados os ministros do Supremo. pic.twitter.com/SIb1uIrJ4Q
— Djalma Silveira🇧🇷🇺🇸🇪🇦🇲🇫 (@DjalmaSilveira4) November 13, 2022
https://twitter.com/filipesabara/status/1591934585964990464?s=20&t=1K1mPYhJTrK6eVepdIE2qQ
Os ministros do STF sendo bem recebidos nos Estados Unidos pic.twitter.com/heO1x99Fg3
— Leonardo Rodrigues (@leovencedor33) November 14, 2022