Forte chuva que causou estragos em Rio Branco é apenas 10% do previsto para dezembro

O coordenador da Defesa Civil, coronel Cláudio Falcão, declarou ao ac24horas nesta segunda-feira, 5, que foram registrados 49 mm de água em Rio Branco durante o forte temporal que atingiu a cidade.

Além disso, Falcão destacou que a chuva causou queda de árvores, destelhamentos e uma torre de telefonia desabou no bairro Adalberto Sena em cima do prédio da Delegacia da 3ª Regional, antiga 5ª Regional.

Ao todo, foram contabilizadas 48 ocorrências. “O que diferencia a chuva do dia de hoje para sexta-feira são os ventos que foram muito fortes, somente hoje já foram mais de 48 ocorrências, sendo que 45 foram por queda de árvores que caíram sobre vias públicas e residências desligando a fiação elétrica sendo que os ventos chegaram até 77 km por hora”, comentou.

Cláudio contou ainda que o mês de dezembro promete ser bastante chuvoso, sendo que o esperado para os 31 dias será de 492 mm de água. “O mês de dezembro promete chover o que a gente espera mais o excesso do que não choveu em novembro. Tudo isso pode acontecer esse mês”, ressaltou.

 

Segundo ele, somente neste mês é esperado o dobro de chuva que estava previsto para todo o mês de novembro – sendo que no mês passado a Defesa Civil obteve apenas 57% de água. Para se ter uma ideia, somente nos primeiros 5 dias do último mês do ano já choveu 206 mm – sendo que 145 mm ocorreu somente na última sexta. “Mês passado choveu 127,7 mm, sendo que o esperado era 224 mm”, revelou.

Compartilhar