De acordo com dados divulgados pela Associação dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen), os cartórios do Acre registraram mais de 15.6 mil bebês nascidos ao longo de 2022 em todo o estado do Acre.
O número leva em conta os registros de nascimentos emitidos nos 22 municípios acreanos.
O número exato é de 15.663 nascimentos registrados, um número menor do que o do ano passado, quando 16.807 bebês nasceram.
Do total, Rio Branco lidera o ranking de nascimentos com o registro de 6.417 bebês, seguido por Cruzeiro do Sul com 2.479 registros e Tarauacá que contabilizou 1.075 nascimentos.
Já os menores índices de nascimento foram registrados em Capixaba com 113, Rodrigues Alves com 138 e Bujari com 180 bebês nascidos.
Número de óbitos registrados é de mais de 4 mil
Já o número de mortes no Acre divulgado pela entidade em todo o estado é de 4.112 óbitos.
Mais uma vez, a capital acreana lidera o número com 2.097 registros, seguido por Cruzeiro do Sul com 486 mortes. O menor número de óbitos foi registrado em Jordão, com 7 notificações.
Tanto para o número de nascimentos quanto para óbitos há de se levar em conta que por questões de infraestrutura na área da saúde é muito comum que moradores do interior procurem as maiores cidades, como Rio Branco e Cruzeiro do Sul, para o nascimento de bebês, como também para tratamentos de saúde de casos mais graves que não alcançam o sucesso esperado, resultando na morte de pessoas.