A prefeitura de Rio Branco apresentou na manhã desta sexta-feira, 6, um dos motores bomba usados na Estação de Tratamento de Água, a ETA II, que foi recuperado.
O município gastou 400 mil reais na recuperação do equipamento que estava parado desde o ano de 2019. O motor tem extrema importância para levar água aos bairros atendidos pela estação. A recuperação do equipamento vai permitir o aumento da vazão que, atualmente, é de 870 litros por segundo para 1.000 litros por segundo.
“O correto é ter um equipamento funcionando e um reserva. Para fazer um novo de fábrica é muito demorado, quase um ano e o custo é muito elevado. Optamos por recuperar o que estava parado desde 2019. Se o único motor que estava funcionando tivesse dado problema, mais de 60% da capital acreana ficaria sem água. Mandamos para Goiás e o motor foi recuperado”, explica Enoque Pereira, diretor-presidente do Saerb.
O Prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, também esteve na entrega do motor recuperado e comemorou o fato do único motor que existia na ETA não ter queimado. Foram mais de três anos sem que esse motor desse problema.
“Graças a Deus que o único motor que tinha aqui não queimou, se não, teríamos tido um caos no serviço de água em Rio Branco. Agora acabamos com a possibilidade de colapso de água aqui na ETA II. Quando pegamos o serviço, infelizmente pegamos um caos, o serviço de água estava pronto para ser privatizado e aí ninguém fez investimentos. Nós pegamos e investimos cerca de R$ 60 milhões de reais. Vamos ampliar com a perfuração de poços na região do 2º Distrito para tentar pegar água do subsolo que é mais fácil e mais econômica do que pegar água do rio”, disse Bocalom.