Em pelo menos 16 capitais, nesta segunda-feira (9), foram registradas manifestações pró-democracia e contra atos terroristas que aconteceram em Brasília no último domingo (8). A reação aconteceu um dia após um dia após os ataques ao Estado de Direito.
São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Porto Alegre, Florianópolis, Goiânia, Belém, Vitória, Salvador, Fortaleza, Recife são algumas das capitais brasileiras que registraram protestos pró-democracia. “Sem anistia” e “Bolsonaro na prisão” eram alguns dos gritos de ordem dos manifestantes.
Na capital paulista, segundo o Portal G1, o ato foi convocado pelas frentes Povo Sem Medo, Brasil Popular e Coalizão Negra por Direitos. Torcidas organizadas dos principais times paulistas, Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo, também participaram do protesto desta segunda-feira.
No Rio de Janeiro, a manifestação foi na Cinelândia, no centro da capital carioca. Aos gritos de “sem anistia” para os presos nos ataques, representantes de frentes sindicais, parlamentares, sindicatos e opositores ao governo Jair Bolsonaro estavam presentes.
Em Belo Horizonte, a manifestação começou às 18h, na Praça Sete, no Centro da cidade, e seguiu pacificamente em direção à Praça da Estação, na mesma região. Os manifestantes em Belô portavam faixas, cartazes e bandeiras em defesa das eleições e da manutenção do estado democrático no país.
Em Porto Alegre a manifestação foi convocada por movimentos sociais e foi realizada na Esquina Democrática. Entre os presentes, estão integrantes de centrais sindicais como a CUT, apoiadores de partidos como o PT e o PSOL, além de estudantes. O grupo gritava palavras de ordem contra anistia a responsáveis por atos golpistas.