Na manhã desta quarta-feira, 18, a prefeitura de Brasiléia juntamente com as secretarias municipais de saúde e obras, realizou mais uma ação da campanha de combate e prevenção à dengue no município.
Os moradores da Comunidade Nazaré, bairro 08 de Março receberam orientações de como combater e prevenir a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença.
Além da ação de saúde e endemias, foi realizado no bairro mutirão de limpeza, no intuito de recolher o lixo e descartar água parada em vasos, latas e garrafas.
Participaram o secretário municipal de saúde, Francélio Barbosa, secretário de obras, Francisco Lima, além das equipes de saúde, obras e equipe de Endemias do município de Brasiléia.
Para o secretário municipal de saúde, Francélio Barbosa, a atividade é de suma importância, pois visa conscientizar a população sobre como adotar medidas rotineiras simples, que podem evitar que a família seja infectada com a doença. “Estamos com essa importante ação de saúde aqui na comunidade Nazaré, para que a gente possa conscientizar a população a nos ajudar, tirando o lixo, evitando água parada em seus quintais. Agradecemos a parceria que temos com a secretaria de obras, que recolheu grande quantidade de lixo e entulho. Estamos conscientizando também os moradores, que evitem deixar lixo acumulado e que não deixem água parada nos quintais, pois é assim que o mosquito se prolifera”, disse.
De acordo com Francisco Lima, secretário de obras, no período chuvoso a equipe trabalha permanentemente nos bairros. “Além da Dengue, temos o entupimento de bueiros, devido às constantes chuvas, então nossa equipe, por determinação da prefeita Fernanda Hassem, não tem parado. Estamos diariamente nos bairros e na zona rural. Hoje retiramos o lixo aqui no bairro Nazaré, e a campanha contra a Dengue se estende nos demais municípios de Brasiléia”, afirmou.
A dengue é uma doença viral transmitida por mosquitos que nos últimos anos se espalhou rapidamente por todas as regiões da Organização Mundial da Saúde (OMS). O vírus da dengue é transmitido por mosquitos fêmea, principalmente da espécie Aedes aegypti e, em menor proporção, da espécie Aedes albopictus. Esses mosquitos também transmitem Chikungunya e zika.