Preparação da imagem de São Sebastião para procissão é promessa antiga de devota

Há décadas, infalivelmente, aposentada Mariete Costa cumpre um ritual nas manhãs de 20 de janeiro, na Igreja de São Sebastião. Ela é a responsável por adornar a imagem do santo padroeiro de Xapuri para a procissão.

A tarefa, contudo, não é uma mera atribuição dada a ele pela paróquia. Trata-se de uma promessa feita, cuja graça foi alcançada. Ela não revela detalhes, mas executa, cada ano, com maestria, o compromisso assumido.

Os materiais usados são todos custeados por ela mesma, na maioria trazidos de Rio Branco. O trabalho realizado a cada ano impressiona pela qualidade e beleza oferecidas à imagem a ponto de se tornar um dos pontos marcantes da festa.

A Festa de São Sebastião chega, nesta sexta-feira, 20, aos 121 anos de história com realização ininterrupta. Nos últimos dois anos, por consequência da pandemia, a procissão não aconteceu da maneira tradicional, sendo substituída por carretas.

Na edição deste ano, a procissão retorna, com a expectativa de participação de um público entre 15 e 20 mil pessoas. Não há vagas de hospedagem na cidade e um esquema de segurança foi destacado pelo governo do estado a Xapuri.

Compartilhar